segunda-feira, 11 de abril de 2011

Entrando em campo

Pois é, o que faz um jornalista (registro profissional 095 DRT/ES) saudoso das redações? O jeito é escrever.
Depois de mais de dez anos afastado da profissão na qual iniciei em 1972 (virei servidor público, pode?), resolvi, incentivado pela minha família, fazer este blog. Sou um neófito neste assunto e não tenho muita ideia da maneira que funciona, mas como provavelmente ninguém lerá, servirá, pelo menos, para desafogar a vontade de digitar nas pretinhas (sem nenhum preconceito), como se dizia antigamente em referência à cor das teclas das velhas máquinas de escrever Remington (tenho uma aqui em casa, lembrança do meu saudoso avô Filogônio Pacheco).
Comecei no jornal "A Gazeta", de Vitória/ES, na antiga sede da Rua General Osório, onde ainda se usava os linotipos a chumbo. Posteriormente veio a chamada "composição a frio", um avanço sem igual. Trabalhei também em "A Tribuna" e na "TV Gazeta". Na época, as reportagens, gravadas em filmes de 16 mm, tinham edição feita na moviola. As emendas eram feitas com durex. Os primeiros vts que chegaram eram enormes e a equipe, além do repórter, tinha mais três pessoas, salvo engano, só para carregar o equipamento. Bons tempos, né mesmo?
Tive experiência no âmbito sindical, vivenciei o início do "Vitorianews" (semanário de distribuição gratuita) e vim para Porto Velho/RO em 1985, onde resido atualmente. Aqui fui repórter, editor e editor-chefe do "Alto Madeira". Trabalhei, ainda, na Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Rondônia, sendo governador o atual senador Valdir Raupp, e na Assessoria de Comunicação da Justiça Federal, da qual, hoje, sou funcionário concursado mas atuando no setor jurídico, uma vez que me graduei no curso de Direito. 
Esse primeiro texto é apenas uma pequena apresentação. Espero ter disposição para escrever diariamente sobre assuntos os mais diversos possíveis e dentro da minha modesta capacidade. Estou um pouco enferrujado mas nada como um bom exercício mental para que a nunca esquecida emoção de "juntar" palavras flua novamente como uma extensão dos meus dedos, expondo sentimentos e informações. Na foto abaixo, minha aparência atual e a minha neta Alice, grande alegria dos meus dias.
Por hoje é só, inté! 

13 comentários:

  1. Já sou seguidora do blog, inclusive criei um blog próprio só para te fazer companhia.
    Seguindo em frente.

    ResponderExcluir
  2. Dá-lhe Rodrigo, gostei. Sei que não sou da área mas admiro um bom texto. E se vais escrever diariamente terei que programar alguns minutos para esta leitura.

    ResponderExcluir
  3. Neófito em que mesmo? Jornalismo?
    Um "Linotipossauro" destes.
    O comentário acima foi feito pela Luciene, que usou meu acesso sem se identificar.
    Ela é bondosa, não vá se achar.
    Vai por mim.
    Tá precisando mesmo escrever.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog. Continue escreve que será um prazer ler...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigãooooo..
    kkkkk
    Brincadeira Papis...
    Tbm estou nessa onda.
    bjussssss

    ResponderExcluir
  6. Pois é galera. Estamos no ar. Grato pelo incentivo. Espero me aprimorar cada vez mais e voar mais alto, escrevendo, também, os livros que viajam pelos meus pensamentos. Eu chego lá, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns vovô "Didigo"!
    Gostei, você tem razão nada melhor do
    um "UP" de vez enquanto, ainda mais quando
    é fazendo o que se tem satisfação....

    ResponderExcluir
  8. É isso aí, Máira. Sua alegria e seu otimismo são incentivos para mim, sempre.

    ResponderExcluir
  9. Olha só que notícia boa! Fico contente com sua iniciativa, que espero duradoura, e esperançoso quanto aos livros - especialmente aquela trilogia falada.
    Prabéns, jovem vovô.

    ResponderExcluir
  10. Falô, nobre arquiteto. Os livros irão ao prelo tão logo seja possível. Quem viver, verá!

    ResponderExcluir
  11. Ler o que escreves é para mim uma oportunidade de estar mais uma vez proximo de ti. Espero as proximas falas. Tô com 53, mais ou menos o que tem você. Viverei se Deus quiser, e no lançamento espero vê-lo pessoalmente.

    ResponderExcluir