quinta-feira, 30 de julho de 2020

Sonhos




          Interessante, a gente tem cada sonho tão incompreensível. Pelo menos, eu tenho tido.

          Noite passada sonhei com um lugar muito esquisito, onde eu chegava subindo de carro por umas pedras, tipo aquelas que se vê ao redor de algumas praias, próximas à areia. Não sei como o veículo conseguiu chegar ao topo, pois era bem íngreme o acesso. E lá naquele local tinha pessoas que nunca vi num ambiente meio confuso, tipo fazendo não sei o quê com não sei quem. Parecia mais um pesadelo.

          Já tive também sonhos como se fossem pequenas histórias, onde tudo é linear, ou seja, com início, meio e fim, e existe uma lógica, uma coerência, inclusive em relação a momentos de minha vida ou situações que vivenciei ou mesmo que posso entender.

          Os antigos dizem que aqueles sonhos que acontecem de madrugada, na hora do sono mais profundo, podem ser reveladores de coisas que a pessoa precisa prestar atenção, ou melhorar, ou evitar. Tem também aqueles sonhos com animais, coisas ou situações que são feitas interpretações e podem significar isso ou aquilo.

          Confesso que não sei, e até tenho um pouco de dúvida quanto à veracidade disso, apesar de não ser incrédulo em relação a algumas coisas misteriosas que existem, até porque minha crença espírita me faz pensar bastante nisso. Mas é um tanto complicado, né mesmo?

          Uma das obras mais famosas de Sigmund Freud, considerado o Pai da Psicanálise, tem dois volumes e intitula-se “A interpretação dos sonhos”. Para o médico austríaco, todo sonho tem um significado, embora oculto, da realização de desejos, que, quando reprimidos na vida de vigília, muitas vezes se manifestam no universo onírico.

          Os sonhos poderiam, também, ser, segundo a teoria freudiana, um apanhado de memórias de algo que aconteceu em um passado próximo. Assim, em vez de a mente de alguém reproduzir fielmente memórias recentes, faria uma mistura delas nos sonhos. Por isso, mesmo que a pessoa não se lembre, cada aspecto de um sonho pode representar um pedaço de alguma experiência dos últimos dias.

          Bom, quem sou eu para contradizer tão famoso personagem e estudioso. Mas acho um pouco exagerada a fixação sexual em suas explicações, apesar de saber que sexo, para o ser humano, exerce papel fundamental na existência de uma pessoa. E, também, acredito que guardamos muitos segredos, e nem sempre somos totalmente transparentes. Aliás, uma das suas frases mais famosas é a seguinte: “Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos.”

          Voltando aos sonhos. Hoje em dia, na internet, existem diversos sites que trazem interpretações dos sonhos. Tem até quem relacione algum tipo de sonho com animais do Jogo do Bicho, muito popular antigamente, mas que decaiu da preferência do povo depois que foi institucionalizada a jogatina da Quina, Mega Sena, Lotofácil e outras mais. Vejam, a seguir, algumas explicações que encontrei na rede mundial de computadores.

          Sonhar com abacaxi, por exemplo, significa esperança num futuro melhor. Quem diria!? Sonhar com deserto: necessidade de fazer amigos. Sonhar com herança: prejuízo financeiro. Sonhar com máscara: vaidade. Será que se aplica a esses tempos pandêmicos? Sonhar com peixes: estabilidade. Suicídio: começar algo novo. Realmente.....Sonhar com o próprio velório: sorte no jogo e boas notícias. Essa, nem Freud explica. Zebra: mau agouro. Estou fora.

          Independentemente do que seja real ou não (se é que os sonhos podem se relacionar à realidade), desejo uma noite de bom sono a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário