quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Dia típico

 


Após uma semana com chuvas intensas ou com o tempo nublado, a quinta-feira amanheceu do jeito que os turistas gostam: céu azul e limpo e calor, ou seja, um dia típico de verão para ninguém botar defeito.

 

A água esverdeada do mar estava tão clara e transparente que era possível se encantar com os raios do Sol fazendo desenhos geométricos dourados na areia firme e alva do fundo, enquanto cardumes de pequenos peixes multicores desfilavam sua beleza ante os incrédulos banhistas, surpreendidos com tamanha maravilha.

 

A frieza característica da temperatura proveniente das correntes marítimas nessa época do ano logo se desvanecia depois do primeiro mergulho, causando aquela sensação de bem-estar e paz profunda que o contato com a natureza nos permite desfrutar. A vontade é ficar horas imerso naquela imensidão, cuja placidez dava a impressão de se estar num grande lago. Até o vento fazia uma pausa sem movimentar as palhas dos coqueiros para não quebrar a magia do momento.

 

A harmonia é tão perfeita que fica difícil dizer que inexiste um Criador, cuja providência fez o céu, a terra e o mar. A sabedoria divinal está em toda parte, e a admiramos sem cessar, pois são coisas que não podemos fazer, nos cabendo, tão somente, reconhecer e ser grato ao poder superior.

 

 Ao buscarmos no latim a origem da palavra natureza encontramos o vocábulo natura, que significa “qualidade essencial, disposição inata, o curso das coisas e o próprio universo” (Portal de Educação Ambiental/SP). Portanto, incabível separá-la de Deus, pois uno e indivisível.

 

São esses vislumbres de belezas que fazem também nos sentirmos ligados por um só cordão a todas essas forças benéficas que regem tudo o quanto existe. No dizer de Hermes Trismegisto: “Pois o que é, sempre será”. Somos tão minúsculos nesse infinito espacial que o pouco que sabemos é menor do que um grão de areia espalhado nas praias. Mas cada instante dessa comunhão com o Divino faz nos sentir grandes, pois a sensação de unidade nos dá a certeza de que somos filhos do Universo e podemos chegar a tudo conhecer. Um dia. Um dia.

 

Enquanto isso, mantenhamos a esperança de melhorias constantes, principalmente se amanhã der praia novamente. Vamos em frente, que atrás vem gente.

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário