terça-feira, 31 de maio de 2022

Cuidando da casa

 


        Meu inesquecível pai era um missivista de mão cheia. Ele não só escrevia como também respondia a todas as correspondências pessoais que lhe eram enviadas. E não demorava muito. Para tanto, tinha numa gaveta da mesa de seu escritório um monte de envelopes e uma quantidade de selos. Já chegava nos Correios com tudo pronto, naquela época em que não havia e-mails, zap ou mensagem de texto.

 

        Muito deste material, junto com outros documentos, foi entregue por minha mãe ao Arquivo Público, uma forma de garantir a preservação e permitir aos pesquisadores acesso a diversas informações históricas e de interesse público. Alguma coisa, porém, está sob a guarda da minha irmã mais velha. Era tudo manuscrito, pois o velho professor tinha predileção pela escrita manual.

 

        Outro dia ela chegou aqui em casa com uma carta dele, datada de 08/03/1971, enviada em resposta a uma outra mandada por minha mãe, que estava em Belo Horizonte, acompanhando minha irmã caçula num tratamento oftalmológico no famoso Hospital de Olhos Hilton Rocha. Morávamos em Colatina naquela época, onde ele exercia sua judicatura.

 

        É possível entender que minha mãe, na sua carta, manifestara alguma preocupação com a condição dos três outros filhos e a situação da casa. Meu pai explicou: “Os meninos vão bem, mas a gripe de Renata (a guardiã da carta) persiste. Estamos dando vitamina C, repouso e líquidos e vou levá-la ao médico pois Nezita (tia, irmã de mamãe) acha que ela está anêmica. Peço exames sábado. Levei-os a Vitória, trouxe Valu (avó paterna), comprei bolachinhas e frangos, tudo seguindo suas ordens”.

 

        Mais adiante: “Dizem os ‘fofoqueiros’ que como está tudo calmo aqui, Ana Lúcia (a que estava em BH) é que faz confusão. Não se preocupe com a Renata pois é gripe mesmo. Rodrigo (eu) e Guilherme (irmão gêmeo de Renata) nada mais têm nos olhos depois que passei terramicina”.

 

        Em seguida, informa: “Sexta iremos a Vitória. Rogério (irmão dele, dentista) colocou uma borrachinha que precisa tirar. Devemos voltar sábado à tarde. Talvez, se já estiver mais fácil você possa telefonar sábado de manhã – ou será que esta só vai chegar aí nesse dia?”

 

        E, num desabafo de quem não estava acostumado com a lida diária de zelar por uma residência e crianças, chega à seguinte conclusão: “Ser dono de casa é fogo!”

 

        Pura verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário