segunda-feira, 23 de maio de 2022

Aprendizado

 


         É impressionante como a cada dia temos a oportunidade de assimilar alguma coisa nova nesta nossa jornada diuturna de crescimento moral, intelectual e espiritual, é claro para aqueles que têm esta busca interna do conhecimento.

 

         Diz a sabedoria popular (que muitas vezes surpreende com a profundidade dos seus ensinamentos) que nunca é tarde para aprender. Um cérebro limitado, que não é alimentado constantemente com informações dos mais diversos campos da produção intelectual humana, mesmo que superficiais, é como se fosse água estagnada, cheia de lodo e impurezas.

 

         Mas não é somente isso. Uma mente pode se manter ativa através de leituras, do estudo dos temas mais diversos e de relacionamentos e conversas com aqueles que possuem vivência maior do que a gente, o que, no meu caso, inclui multidões. Acredito que ninguém sabe de tudo e todos dominam alguma parcela, por menor que seja, de toda a sabedoria da humanidade acumulada ao longo de séculos e séculos.

 

         A transmissão oral ou escrita, e atualmente pelas nem sempre tão fidedignas mídias eletrônicas e redes sociais, passa de geração para geração o que é empírico e o que é científico, este último em constante evolução, preenchendo lacunas e abrindo campo para novos questionamentos. Não se sabe até que ponto é possível chegar, mas o objetivo, ao que parece, é alcançar o infinito, e além.

 

         Esses dias mesmo vi desabar uma convicção que tinha num determinado assunto, consolidado já por alguns anos, quando um jovem advogado me mostrou, com tanta certeza e clarividência, que nem tudo é sempre do mesmo jeito, carecendo de exame profundo as situações por mais corriqueiras e parecidas com outras anteriores que possam ser, especialmente no que diz respeito ao relacionamento entre pessoas.

 

         Tem horas que o desânimo quer tomar de conta, considerando o passar dos anos e o muito que ainda é necessário caminhar, sem contar o fraquejar físico da memória, que deixa escapar detalhes que antes afloravam com facilidade. Uma existência só não basta. Mas quem tem foco e objetivo não tem o direito de se permitir desistir.

 

A estrada é comprida, e só termina quando for cumprida. Ninguém sabe se será amanhã ou daqui a milênios. Mas, um dia, chegaremos lá. Com muita luta e sacrifício, mas prazerosamente. Somos eternos aprendizes, e não tem coisa melhor do que isso: aprender, aprender e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário