terça-feira, 17 de maio de 2022

Colunas

 


        Existem muitos tipos de colunas, a começar dos modelos clássicos gregos: dóricas, jônicas e coríntias. Os romanos, por sua vez, acrescentaram também as colunas toscanas e compósitas. A Bíblia cita o termo hebraico omenoth ou também misad (suporte).

 

Tecnicamente, “as colunas ou pilares ficam acima do solo e fazem parte da estrutura de concreto armado que dá sustentação a casa. Cada coluna é um bloco retangular ou cilíndrico feito de concreto armado dimensionado para suportar e distribuir o peso das vigas para as fundações” (www.construindocasas.com.br).

 

        Como se vê, têm importância fundamental para a segurança de qualquer edificação, mas quero registrar aqui meu protesto contra as colunas que engenheiros e/ou arquitetos colocam, quer me parece de forma proposital, nas garagens dos prédios atuais. São muito perigosas.

 

        Além do espaço diminuto para manobras, pois as ditas colunas tomam conta da maior parte da área útil, elas, muitas vezes, são dispostas de forma aleatória (claro, numa visão leiga), umas enviesadas e outras tão próximas que parecem especialmente espalhadas para testar a capacidade dos incautos motoristas.

 

        O impressionante é que aparentam, às vezes, que possuem vida própria, pois surgem enormes e assustadoramente no espelho retrovisor do carro, como se tivessem mudado de lugar naquele instante. As marcas dos arranhões na lataria, na frente, atrás e dos lados, são prova inconteste dessa batalha diária, silenciosa e escondida nos subsolos ou nos primeiros andares dos edifícios, dependendo do critério do construtor.

 

        Isso sem contar as engenhosas, para não dizer o contrário, rampas de acesso, que de tão íngremes e cheias de curvas parecem que serviram de modelos para os tobogãs dos parques aquáticos, ou vice-versa. E sempre esperando contar com a sorte para não encontrar com nenhum vizinho querendo sair quando você quer entrar. O espaço só dá para um veículo.

 

        Assim é a vida moderna, e seus prós e contras cotidianos. Mas o que é uma colunazinha numa garagem qualquer para quem convive com uma antiga escoliose lombar naquela que é a coluna mais importante de todas, a vertebral, nossa mais significativa estrutura óssea, que nos mantém em pé e em movimento, além de proteger os elementos neurais (nervos).

 

        Cuidemos, atentamente, pois, das nossas colunas, sejam de concreto ou de ossos. Muita atenção, porém, com a Quinta-coluna. Essa, decididamente, não presta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário