quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Insônia

 


Os primeiro fulgores da claridade solar anunciando o novo dia que se avizinhava adentravam através da varanda e ofuscavam meus olhos entorpecidos de sono, enquanto o corpo jogado no sofá buscava forças para sair da inércia causada por mais uma noite sem dormir.

 

Dizem que velhos dormem pouco, mas acho que ainda não estou nessa fase, apesar das opiniões em sentido contrário. Talvez tenha dormido demais em tempos outros, quando a vida me era mais leve e não tinha nada com que me preocupar. Afinal, casa, comida e roupa lavada é o sonho de consumo de muita gente.

 

Tem aquela conversa popular do “sono dos justos” e das pessoas que colocam a cabeça no travesseiro e dormem imediatamente, pois teriam a consciência tranquila. Não digo que sim e nem que não, mas se for desse jeito mesmo fico pensando, por exemplo, naqueles bandidos cruéis que matam a sangue frio. Provavelmente devem ficar 24 horas ligados, ou são tão insensíveis que fazem ou que fazem sem nenhum remorso. Porém, devem ter uns pesadelos tenebrosos.

 

Mas, deixando de tergiversar, voltemos à vaca fria: tem dias que fico madrugada adentro procurando o que fazer, zapeando os canais na televisão ou folheando livros já lidos e relidos e mesmo assim, principalmente nesta época do ano, quando antes de 5 horas da manhã o sol já desponta no horizonte, não consigo ficar na cama muito tempo, mesmo que levante com o “tico e teco” ainda sem muita conexão ou sinapses cerebrais.

 

Serei alguém que carrega o peso do mundo nas costas? Que se preocupa demais com tudo e com todos? Pobre ilusão de achar que tenho essa capacidade, pois o fardo que nos cabe é individual, sabendo, entretanto, que nos cabe auxiliar quem não estiver aguentando a carga, para que também possamos ser auxiliados em algum momento que nos verguemos com as agruras terrenas.

 

Enfim, enquanto as horas fazem seu trajeto através dos ponteiros do relógio, fico imaginando que umas sete ou oito horas de sono ininterruptas poderiam me deixar mais satisfeito. Compartilho um pouco com a tese de que ou se acorda cedo ou se acorda de bom humor. Os dois juntos não dá. Uma certeza, contudo, hoje eu tenho: depois do almoço, vai rolar uma soneca. Afinal, ninguém é de ferro.

 

Bons sonhos para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário