quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Paz


 

   

        Segundo o Dicionário Online de Português, paz é um substantivo feminino que significa “estado de calmaria, de harmonia, de concórdia e de tranquilidade; calma”. É sinônimo de silêncio, sossego, acordo, amizade, conciliação, entendimento, harmonia e união. Tem origem etimológica no latim pax, pacis, ausência de guerra.

 

        Um amigo diz que a paz é o maior tesouro que o ser humano pode encontrar na face da Terra. Tenho que concordar. Nada é mais reconfortante do que não se preocupar com coisa alguma, deixar a vida levar os acontecimentos, tanto fazendo frio ou calor, chovendo ou não. Aquele momento zen em que não sofremos nenhum abalo.

 

        Entretanto, parece que a humanidade de uma maneira geral gosta de uma confusão, uma bagunça qualquer. A maneira simples de ser incomoda, e o dito popular “se pode complicar, por que facilitar?” está presente no cotidiano de muitos, tanto no fazer quanto no falar. E isso é uma tendência mundial, haja vista os líderes espalhados nos quatro cantos do mundo.

 

        A paz, conforme visto acima, muitas vezes existe de maneira forçada, tanto nos relacionamentos individuais quanto no campo político/diplomático/econômico das nações, o que é uma falsa presença desse sentimento, que deve ser o ponto fundamental em todas as manifestações de homens e mulheres verdadeiramente com boa vontade.

 

        Tenho procurado evitar pessoas agitadas e agressivas, que possam me tirar do sério, pois, infelizmente, ainda tenho o estopim curto, mas já estou melhorando. Seguir tranquilamente em harmonia com todos é meu ideal de vida. Sonho com um mundo sem fronteiras, sem barreiras de idiomas e no qual possamos navegar nesse mesmo barco azulado remando todos numa mesma direção. Utopia, dirão alguns. Talvez, mas sonhar não custa nada.

 

        No seu famoso poema Desiderata o filósofo e advogado norte-americano Max Ehrmann ensinou: “Siga tranquilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio..... Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui e, mesmo se você não pode perceber, a terra e o universo vão cumprindo o seu destino. Procure, pois, estar em paz com Deus, seja qual for o nome que você lhe der. No meio do seu trabalho e nas aspirações, na fatigante jornada pela vida, conserve, no mais profundo do seu ser, a harmonia e a paz. Acima de toda mesquinhez, falsidade e desengano, o mundo ainda é bonito”.

 

        Que a Paz esteja com todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário