segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Volta por cima

 


Noite de sono inconstante. Despertar com sensação de quebradeira no corpo. Tosse seca, espirros e calafrios. Nada de febre. Mal-estar generalizado. Vontade de dormir mais, e passar o dia sem fazer nada.

 

Chá de limão adoçado com mel nas primeiras tentativas de cura. Vinte e quatro depois, com sintomas mais fortes, pedido de entrega pela farmácia mais próxima: xarope fitoterápico de Melagrião, uma cartela de Benegrip e um tubo de vitamina C efervescente.

 

Dois dias depois, com soluções caseiras ineficientes, resta procurar um médico. Hospital credenciado pelo plano de saúde, atendimento emergencial, radiografia torácica e diagnóstico: pulmão com bastante secreção. Pneumonia.

 

Resultado: dez dias de amoxicilina, antibiótico de amplo espectro indicado para tratamento de infecções bacterianas. E mais um xarope para os brônquios.

 

Três dias depois a disposição para fazer alguma coisa voltou, mesmo que não seja ainda muita coisa a ser feita. Mas a tosse seca persiste. Os músculos abdominais estão duros de tanto esforço ao tossir. Até espirrar é doloroso. Já durmo melhor, mas não muito, pois a cada duas ou três horas acordo a casa toda com o alarido da tossida.

 

Mais uma semana de medicação. Espero que ela seja realmente eficaz. Ficar doente é uma m.....Talvez, por isso, Paulo Cintura, personagem da saudosa (a original) Escolinha do Professor Raimundo dizia: “Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa”.

 

Tecnicamente, “pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue” (Biblioteca Virtual em Saúde).

 

Porém, como dizem que nada acontece por acaso, fui tentar entender o sentido espiritual de tal patologia numa pessoa. Nada muito agradável, como era de se esperar. No quase onisciente Google, psicólogos, espíritas e estudiosos esotéricos falam que a pneumonia afeta quem guarda mágoas profundas, esteja triste ou pesaroso e com falta de coragem para continuar.

 

E de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o pulmão é o primeiro órgão a se “levantar”, sendo responsável por levar a energia para todo o corpo e também para direcionar o sangue e, portanto, oxigênios nos órgãos. Por isso que os primeiros horários da manhã são os melhores para se meditar.

 

Bom, é certo que andei bastante desiludido com umas tantas coisas nesses tempos esquisitos em que vivemos, mas não a ponto, acredito, de querer desistir. Afinal, tenho sonhos, que não são exclusivos dos jovens, pendentes de realizações, e quero concretizá-los nesta existência, se o bom Deus me permitir. Assim, estou seguindo em frente.

 

Vou aproveitar e tomar um banho de plantas para afastar a panema, com muito alecrim, cidreira, capim santo, raiz de alface, alfavaca, cravinho, camomila, aroeira e arruda.

 

Sai para lá coisa ruim, que eu tenho quem reze por mim.

 

Saravá, meu Pai, minha Santa Nossa Senhora!

Um comentário: