quarta-feira, 31 de julho de 2024

Culinária

Dias desses, aqui em casa, por absoluta preguiça de fazer qualquer coisa, num domingo nublado e frio, o almoço foi arroz com ovo frito. Quando espetei o garfo e a gema escorreu pelo prato me veio à lembrança o quanto que eu gostava de me alimentar assim na infância.

Era praticamente uma diversão misturar a gema amarela com o branco do arroz, e saborear o que para mim era uma verdadeira iguaria. Sempre fui fã de um ovo frito ou cozido, este com bastante sal. Quando garoto nem sabia nada sobre colesterol e outros malefícios atribuídos ao ovo, o que foi até bom, porque atualmente o alimento está liberado para se comer à vontade, até onde eu sei.

De vilão a herói, o ovo é apontado agora por algumas correntes de nutrólogos como o segundo alimento mais completo, estando atrás tão somente do leite materno. Possui vitaminas, sais minerais, ácidos graxos e proteínas, tendo também ação antioxidante, auxiliando a retardar o envelhecimento celular precoce.

Comecei a pensar nesses “gatilhos” que disparam lembranças de vivências passadas, coisas que ficam escondidas na memória e vêm à tona quando a gente menos espera. Um cheiro, uma paisagem, um encontro e daquele cantinho da nossa mente, de uma gavetinha esquecida num canto qualquer do cérebro, aflora aquela sensação do déjà vu.

Geralmente são momentos bons, porque não se sente saudade de coisas desagradáveis, mas tão somente daquilo que nos encantou ou alegrou. Nesse campo da, digamos, culinária, forcei a memória e lembrei também do pão cheio de manteiga e molhado no café, do pão molhado no caldo que ficava da fritura do bife e do macarrão que minha avó materna fazia em casa e comíamos todos os domingos.

Relembrei ainda a minha saudosa tia Marlene me ensinando que pizza (eu dizia que não gostava) era massa de pão com queijo e tomate. Meu volume abdominal atual é uma prova do quanto que fiquei fã dessa tradicional massa italiana (qualquer dia vou escrever sobre a sexta-feira da pizza na casa dos meus pais).

Nos tempos do fast food dá água na boca recordar de uma velha e boa comidinha caseira.

Servidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário