terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Dia de Reis

 

Conclui-se hoje, 6 de Janeiro, o ciclo natalino iniciado com a data consagrada ao nascimento do Menino Deus, em 25 de dezembro, e a festa do Ano Novo, na noite de 31 para 1º.

 

A tradição cristã relembra a visita dos Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar - até Belém, quando se apresentaram a Jesus com as oferendas de ouro, incenso e mirra, após uma jornada de 12 dias guiados pela Estrela do Oriente.

 

 O Evangelho de Mateus (2:1-12) relata: “¹ Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém² e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".³ Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.⁴ Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.⁵ E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta:⁶ ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ".⁷ Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.⁸ Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo".⁹ Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.¹⁰ Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.¹¹ Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.¹² E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho”.

 

Considera-se esse momento a primeira revelação de Jesus ao mundo não-judaico, ou seja, aos gentios, mostrando-O como Salvador de toda a humanidade, uma vez que os sábios que o visitaram eram de diferentes origens étnicas – Melchior (Pérsia), Gaspar (Índia) e Baltazar (Arábia).

 

Possamos nós também, aqueles que creem num Só Deus Verdadeiro, que reina no Céu e na Terra, reconhecer no Filho do Homem a sua Eternidade, o Pão da Vida, o Verbo Encarnado, o Princípio e o Fim, o Bom Pastor, o Rei dos Reis, a Luz do Mundo, e que as suas boas aventuranças estejam sempre a nos guiar no caminho da salvação, nos libertando de todas as maledicências e nos conduzindo à casa do Pai.

 

“O cego viu, o côxo caminhou/O mudo de nascença falou/Quando Jesus andou aqui/Jesus o Bom Pastor da casa de David/Aleluia, aleluia, aleluia” (Noite de Santos Reis, Elomar).

quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Resoluções

 

Entra ano, sai ano e as coisas meio que se repetem. Esperanças renovadas, tudo mundo sonha com dias melhores, mais saúde e prosperidade e sem esquecer, obviamente, da Mega da Virada. Dois mil e vinte e seis chegou chegando, trazendo em seu bojo, além do bafo quente do verão, todo aquele sentimento de que agora será diferente. E tome listinha de coisas a se fazer, e outras daquilo que não se pretende fazer mais.

 

No meu caso, espalhei aos quatro ventos que vou cuidar melhor da minha saúde, prometendo uma reeducação alimentar severa, que inclui três procedimentos básicos a começar da zero hora do dia 1º de janeiro, a saber: não tomar refrigerantes, não comer glúten e não comer açúcar. Só isso. Nos dias que antecederam ao réveillon esses comandos mentais pareciam fáceis e plenamente plausíveis. Confesso que estou com medo de ter exagerado na dose, mas até aqui está tudo bem. Estou cumprindo à risca o prometido. Conforme diriam os gringos: So far, so good.

 

Um amigo meu, porém, foi mais realista. Também preocupado com o sobrepeso e com aquelas gordurinhas viscerais e danos cardíacos dos excessos à mesa, jurou de pé junto que, em 2026, não colocará na boca nenhum pedaço de berinjela, chuchu ou jiló. Quiabo só de vez em quando. Coca-Cola zero açúcar nem pensar. Sorvetes e doces em geral apenas após as principais refeições. Fez até um mantra pedindo a Deus força e resistência para cumprir seus objetivos. Esse tem o pé no chão.

 

Brincadeiras à parte, tudo que a gente puder fazer, seriamente, em prol do nosso próprio beneficio é um dia, ou uma semana ou alguns meses a mais que ganhamos para ter uma vida o mais saudável possível, porque apesar dos pesares ter a oportunidade de conviver mais tempo com nossos familiares e amigos alegra a nossa existência. E vamos em frente, porque o ano está só começando. Que venham os próximos 364 dias.